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Inteligência artificial: mais do que um mero fenómeno tecnológico

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A inteligência artificial (IA) existe há vários anos e já foi amplamente adotada em todas as áreas de negócio e da vida quotidiana. Contudo, disparou recentemente na consciência pública, em grande parte devido ao aparecimento bombástico do ChatGPT. Para os selecionadores de ações ativos, sempre que surge um tema popular, é necessário determinar se é algo verdadeiramente revolucionário ou se não passa de mais uma tendência excessivamente publicitada.

ChatGPT - muito mais do que o lançamento de uma app

O atual furor em volta da IA foi desencadeado pelo lançamento do ChatGPT em finais de 2022. Em poucos meses, milhões de utilizadores experimentaram-no e a especulação sobre o seu impacto na economia real afetou significativamente o preço das ações de várias empresas cotadas em bolsa.

  • O que é o ChatGPT? Vamos perguntar ao ChatGPT!

    P: Em poucas palavras, o que é o ChatGPT?
    R: É um modelo linguístico de conversação com recurso a IA.
    P: Em poucas palavras, como funciona?
    R: Recorrendo a uma grande quantidade de dados de texto, o ChatGPT aprende a prever a palavra seguinte numa frase, o que lhe permite gerar respostas semelhantes às de um humano, aproveitando o contexto e os padrões da conversa introduzida.

O ChatGPT é um exemplo de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), que se encontra uns passos à frente da IA tradicional. De um modo mais geral, a GenAI tem uma vasta gama de aplicações, desde programas de simulação de conversa (chatbots) e assistentes virtuais até à criação de conteúdos e tradução. As máquinas têm agora a capacidade de ir além de respostas simples baseadas em regras ou modelos, produzindo resultados novos, gerados de forma independente e contextualmente adequados (texto, imagens, discurso, vídeo).

  • A perspetiva da Carmignac: Como irá a IA remodelar setores e indústrias?

    Mathias SANTOS, analista de TMT
    “As transições tecnológicas disruptivas conduzem frequentemente a alterações na estrutura do mercado. As empresas e plataformas com dados proprietários extensivos que podem ser monetizados e aproveitados pelos clientes estão geralmente bem posicionadas para beneficiar da proliferação da IA.“

    Michel WISKIRSKI, gestor de fundos, mercadorias e alterações climáticas
    “No setor da energia, a IA conduz a uma melhor eficiência do sistema energético em geral. Permite melhorar a previsibilidade dos padrões eólicos e solares e contribui para a otimização do sistema de gestão da rede, graças a uma melhor correspondência entre oferta e procura.”

    Pau GUZMAN ALCON, analista industrial sénior
    “A IA no âmbito da automatização será fundamental para colmatar a falta de mão de obra nos processos industriais.”

    Wande McCUNN, analista financeiro
    “Inicialmente, esperamos que o benefício da IA consista numa melhoria dos produtos existentes sem aumento do rendimento. Contudo, com o passar do tempo, acreditamos que os novos produtos de IA, baseados em dados proprietários, poderão potenciar rendimentos adicionais.”

    Antoine COLONNA, analista do consumidor
    “O marketing, a publicidade, a seleção de produtos e a sua conceção são áreas em que a GenAI pode ter um impacto enorme no mundo dos consumidores. Por exemplo, a tecnologia e a IA tradicional já desempenhavam um papel importante no mundo do retalho, pelo que, desta vez, se pode esperar mais dos canais digitais e da distribuição.”

    Rosie TURNER, analista de cuidados de saúde sénior
    “A IA no âmbito da descoberta de fármacos pode ajudar a aumentar a probabilidade de sucesso dos fármacos e a acelerar o tempo dos ensaios clínicos. A interpretação dos dados (por exemplo, a imagiologia) é também um tema fundamental, mas há igualmente desafios – relacionados com os reguladores, por exemplo. O diagnóstico através da imagiologia é a área que mais me entusiasma e que está mais avançada. Trata-se de uma grande oportunidade para aumentar a precisão dos exames de rastreio do cancro (mamografias, TAC, etc.).”

Uma verdadeira revolução?

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A IA pode constituir um ponto de viragem em muitos setores, mas devemos ter alguma prudência. Nem tudo o que brilha é ouro! Ainda que seja provável que os ganhos de produtividade e a poupança de custos acabem por chegar a todos os setores, o poder preditivo da IA depende inteiramente da qualidade dos dados que recebe. O conhecimento da IA não é ilimitado, tem um limite baseado – na melhor das hipóteses – nos últimos dados disponíveis.

Outro tema de discussão popular é o impacto da IA em várias profissões. Embora seja provável que a IA venha a afetar inúmeros empregos tal como hoje os conhecemos, com alguns a deixarem de existir, há várias profissões que surgiram ou evoluíram devido à IA, como o cientista de dados ou o operador de drones. Nesta fase, ainda não é claro o efeito líquido desta evolução tecnológica nas taxas de emprego.

Por agora e para muitos setores, o fundamental é aprender a interagir com a GenAI para tirar partido dos seus resultados. As aplicações da GenAI são diversas e existem muitos resultados possíveis, incluindo código, imagens, áudio, vídeo e design. Por exemplo, o ChatGPT e o Bard da Google são chatbots, enquanto o Dall-E da OpenAI cria imagem a partir de texto. Embora a criatividade seja sem dúvida libertada, há implicações regulamentares a ter em consideração. Um bom exemplo é a controvérsia respeitante aos direitos de autor de música gerada com recurso a IA, que já reuniu apoiantes e opositores.

De acordo com a Accenture1, prevê-se que a GenAI – na forma de Grandes Modelos de Linguagem (LLM - Large Language Models) – afete até 40% das horas de trabalho em todos os setores e que tenha o maior impacto de automatização na banca e de aumento nos recursos naturais.

Contudo, isto é apenas o início de uma evolução tecnológica.

A inovação está a acontecer rapidamente e, a longo prazo, chegará a todos os setores. Uma vez que não existirão isenções, irão prosperar as indústrias mais adaptáveis.

É improvável que a adoção siga um percurso linear, mas os vencedores pioneiros são as empresas ligadas às tecnologias. A Microsoft e a Nvidia são exemplos óbvios, bem como os fabricantes de semicondutores. Mas outros setores beneficiarão também desta tendência, como a publicidade online ou os serviços de tradução, as empresas de cibersegurança e os fornecedores de dados. Os que envidarem esforços para dar um salto em frente na curva da adoção sairão beneficiados.

Uma oportunidade de investimento a longo prazo?

Acreditamos que a IA é um fator disruptivo para um grande número de empresas, em vários setores. Contudo, tal como sucede com várias grandes tendências, a chave é separar o ruído das oportunidades genuínas e gerir o entusiasmo.

Como selecionadores de ações, o nosso papel é prestar atenção aos desenvolvimentos nos mercados, regiões e setores, para estarmos na dianteira e detetarmos as grandes oportunidades à medida que estas surgem.

1Fonte: Accenture - Uma nova era de IA generativa para todos, 2023.

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