Carmignac

Como as empresas chinesas estão a ter sucesso a nível internacional

  • Publicado

Assistimos a este fenómeno com um sentimento misto de medo e fascínio: as empresas chinesas estão a expandir-se em todos os continentes. Além destes sentimentos, as causas dessa expansão nem sempre são óbvias. Duas qualidades aparentemente contraditórias explicam este sucesso: a capacidade destas empresas de romperem com uma mentalidade exclusivamente tradicional, bem como a capacidade de mobilizarem os seus trunfos específicos à escala mundial. É com este tipo de paradoxo, caracterizado pela abertura ao mundo e pela confiança nas suas próprias qualidades, que estas empresas espalham os seus talentos pelo mundo.

Uma capacidade de romper com uma mentalidade exclusivamente tradicional

Cultura de oportunidade e replicabilidade

Carmignac

Desde a abertura da sua economia há quarenta anos, graças a uma imensa energia e à escala gigantesca do mercado chinês, muitos empresários conseguiram criar gigantes na sua categoria – abrangendo todos os setores. O seu primeiro trunfo? Uma audácia incomparável para agarrar as oportunidades. No seu livro Dragon Tactics, Sandrine Zerbib e Aldo Spaanjaars nomeiam esta capacidade como a «cultura do lobo». Caçar em grupo, convencer muito rapidamente, não proibir a competição interna: mais do que o indivíduo, é o melhor modelo que deve vencer. A cultura empresarial chinesa baseia-se no sucesso coletivo e os colaboradores sentem-se muitas vezes parte de uma mesma família.

O limite para esta cultura coletiva de oportunidade é o da eficácia. A eficácia foi por vezes sacrificada a favor da conquista de clientes. Mas as atuais empresas de sucesso internacional souberam juntar a cultura da replicabilidade dos modelos à cultura da oportunidade. A eficiência está lá.

Abertura da gestão

Segundo trunfo, a gestão. De origem frequentemente familiar ou clânica, as empresas chinesas de envergadura mundial souberam ultrapassar a sua influência exclusivamente tradicional para escolher gestores que estudaram e trabalharam fora da China (nomeadamente nos Estados Unidos) ou gestores locais com capacidade para compreender e enriquecer o seu modelo. Ariel Wizman, jornalista e empresário, tornou-se, assim, um dos sócios da Miniso em França. Jonathan Siboni, outro sócio, trabalhou vários anos com a China no setor dos artigos de luxo. Associando habilmente o útil ao lúdico, a Miniso oferece mais de quinze categorias de produtos de uso quotidiano e de produtos para o lar: a marca e os produtos são fabricados na China, com um enquadramento de inspiração asiática, abundante e alegre, inspirado nos mundos da banda desenhada japonesa ou do K-pop. O sucesso está à vista: dezasseis lojas abertas em dois anos.

  • Na prática

    Carmignac

    O franchising chinês Miniso criou mais de 5.500 lojas em mais de 100 países, numa altura em que, infelizmente, muitas cadeias de lojas estão a fechar as portas nos centros das cidades1.

Saber associar-se

Terceiro critério de sucesso, a capacidade de se associar. Anteriormente muito centradas na sua própria rede (Guanxi), as empresas chinesas de sucesso são agora muito boas a estabelecer parcerias estratégicas que complementam a sua oferta e estão abertas a participações de capital, o que contraria uma cultura de clã outrora muito protecionista.

  • Na prática

    Carmignac

    O site de comércio eletrónico Jd.com associou-se à Tencent para tirar proveito do investimento financeiro e do poder mediático desta última, nomeadamente através do Wechat, a rede social utilizada por mais de mil milhões de chineses.1.

Uma aptidão para mostrar os seus trunfos sem complexos

Carmignac


Se tivéssemos de escolher três qualidades diferenciadoras destas empresas que começaram a crescer na China, poderíamos sublinhar: o seu conhecimento industrial e artesanal, a sua capacidade de inovação e a sua grande adaptabilidade associada à sua visão a longo prazo.



Conhecimento industrial e artesanal

Apesar da ascensão de outros países asiáticos com economias emergentes (Índia, Sudeste Asiático), o centro de gravidade da produção industrial continua a ser a China, o que se explica por quatro décadas de intensa produção industrial em que se desenvolveu, província a província, um ecossistema de empresas e fornecedores que operam em rede, com o apoio de uma logística muito eficiente e de uma burocracia local que, muitas vezes, favorece estes resultados. Este continua a ser um trunfo importante.

Capacidade de inovação

O segundo aspeto reside na sua maneira de inovar. Antes de atingirem o pico, as empresas chinesas e as empresas emergentes não hesitam em testar o mercado de outros cumes mais acessíveis. Vemo-lo, por exemplo, no caso das empresas que produzem em massa baterias para veículos elétricos: começaram por fabricar pequenas baterias para os smartphones antes de aumentarem as suas competências e eficiência para se especializarem em baterias para veículos elétricos. Raramente se inova sem erros.

  • Na prática

    Carmignac

    O mesmo se aplica a um outro líder no setor das baterias, a coreana LG Chem, que já teve dificuldades na produção das suas baterias para a General Motors e que é agora um líder mundial reconhecido, assinando novas parcerias estratégicas, nomeadamente com a Stellantis. Estas inovações, conduzidas passo a passo, estão próximas do progresso efetuado pela chamada inteligência artificial dita generativa, como o Chat GPT-4, fruto de numerosos erros e tentativas.1.

Adaptabilidade a longo prazo

Terceiro trunfo, a sua extrema adaptabilidade. Encontramos aqui o sentido do longo prazo associado à rapidez do leopardo. Atuar com rapidez e tentar ser o primeiro num novo mercado pode ser mais lucrativo do que pensar numa estratégia perfeita. Isto não significa ausência de visão a longo prazo. Iniciar um projeto sem se definir uma estratégia (que pode surgir depois) não é necessariamente um erro. O que conta é o domínio do longo e do curto prazo. A cultura da China está intimamente ligada a esta abordagem: em Confúcio, que também está muito presente na Coreia, é a fluidez dentro e entre as coisas que conta, muito mais do que qualquer definição de um conceito fixo para sempre. «Tornai-vos tão fluidos como a água, que encontra sempre o seu caminho adaptando-se ao terreno», ensinava Lao Tzu.

  • Na prática

    Carmignac

    O empresário Jack Ma põe em prática esta filosofia. Atualmente dividido em seis entidades, o seu grupo Alibaba soube adaptar-se. Como qualquer gigante, o líder do comércio eletrónico chinês está sujeito a tensões geopolíticas, mas o seu fundador, que se pensava estar derrotado, está de volta com uma visão nova. A sua entidade de logística pondera mesmo a possibilidade de cotação em Hong Kong no início de 2024. Mais um passo em direção à expansão do grupo a nível internacional.1.

Conscientes das oportunidades oferecidas pela economia chinesa, na Carmignac queremos aproveitar esta tendência investindo em empresas inovadoras que conseguiram impor-se internacionalmente. A Ásia emergente é de facto a região onde identificámos o maior conjunto de empresas inovadoras nos setores da tecnologia, do consumo e da Internet, setores esses que estão no topo da revolução digital.

No âmbito dos nossos investimentos em mercados emergentes, nomeadamente na nossa estratégia dedicada à China, Carmignac Portfolio China New Economy, investimos em empresas como a Miniso2, especialista em produtos de consumo corrente, presente em 93 países graças às suas 5500 lojas no mundo (3300 na China e 2200 fora da China), com 50% do resultado líquido gerado no estrangeiro.

Além disso, o nosso principal fundo de ações emergentes, o Carmignac Emergents, tem exposição a ações tecnológicas asiáticas promissoras, em razão dos seus avanços tecnológicos, da sua capacidade de produção em grande escala e da sua forte atração por semicondutores. O Fundo está, por exemplo, a investir na LG Chem2, especialista em baterias para veículos elétricos e na Taiwan Semiconductor2, líder na fundição de semicondutores.1.

1As marcas comerciais e os logótipos utilizados não implicam qualquer ligação com as entidades em causa ou a sua aprovação.
As carteiras dos fundos Carmignac estão sujeitas a alterações em qualquer altura sem aviso prévio.

Deseja saber mais?

Consulte as páginas web dos Fundos:

Carmignac Portfolio China New Economy A EUR Acc

ISIN: LU2295992320

Horizonte de investimento mínimo recomendado

Risco mais baixo Risco mais elevado

. .

1 2 3 4 5 6 7
Principais riscos do fundo

Ações: O Fundo pode ser afetado por variações nos preços das ações, numa escala que depende de fatores externos, volumes de negociação de ações ou capitalização bolsista.

Países emergentes: As condições de funcionamento e de supervisão dos mercados "emergentes" podem desviar-se das normas em vigor nas principais praças mundiais e ter implicações nas cotações dos instrumentos cotados nos quais o Fundo pode investir.

Cambial: O risco cambial está associado à exposição a umamoeda que não seja a moeda de avaliação do Fundo, através de investimento direto ou do recurso a instrumentos financeiros a prazo.

Liquidez: As distorções temporárias do mercado podem influenciar as condições de avaliação em que o Fundo pode ser levado a liquidar, iniciar ou modificar as suas posições.

Este fundo não possui capital garantido.

Obrigado pelo seu feedback!
Material de promoção. Este documento destina-se a clientes profissionais.

Comunicação promocional. Consulte o documento de informação fundamental/prospeto antes de tomar quaisquer decisões de investimento finais.

O presente material não pode ser total ou parcialmente reproduzido sem autorização prévia da Sociedade Gestora. O presente material não constitui qualquer oferta de subscrição nem consultoria de investimento. O presente material não se destina a fornecer consultoria contabilística, jurídica ou fiscal e não deve ser utilizado para estes efeitos. O presente material foi-lhe fornecido apenas para fins informativos e não o pode utilizar para avaliar as vantagens de investir em quaisquer títulos ou participações aqui referidas ou para quaisquer outros fins. As informações contidas neste material poderão ser apenas parciais e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Estas informações são apresentadas à data em que foram escritas, derivam de fontes próprias e não próprias consideradas fiáveis pela Carmignac, não incluem necessariamente todos os pormenores e a sua precisão não é garantida. Como tal, não é dada qualquer garantia de precisão ou fiabilidade e a Carmignac, os seus diretores, colaboradores ou agentes não assumem qualquer responsabilidade decorrente de erros e omissões (incluindo a responsabilidade perante qualquer pessoa por motivo de negligência).

O desempenho passado não é necessariamente um indicador do desempenho futuro. Os desempenhos são líquidos de comissões (excluindo eventuais comissões de subscrição cobradas pelo distribuidor). No caso de ações sem cobertura cambial, o retorno poderá aumentar ou diminuir em resultado de flutuações cambiais. A referência a determinados títulos e instrumentos financeiros serve para fins ilustrativos para destacar ações incluídas, ou que já o tenham sido, em carteiras de fundos da gama Carmignac. Não se destina a promover o investimento direto nesses instrumentos, nem constitui consultoria de investimento. A Sociedade Gestora não está sujeita à proibição de negociação destes instrumentos antes de emitir qualquer comunicação. As carteiras dos fundos Carmignac estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. A referência a uma classificação ou prémio não garante os futuros resultados do OIC ou do gestor.

Escala de Risco do KID (Documento de informação fundamental). O risco 1 não significa um investimento isento de risco. Este indicador pode variar ao longo do tempo. O horizonte de investimento recomendado é um mínimo e não uma recomendação de venda no final desse período. 

Morningstar Rating™:  © Morningstar, Inc. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste documento: são propriedade da Morningstar e/ou dos seus fornecedores de conteúdos; não podem ser copiadas ou distribuídas; e não são garantidamente corretas, completas ou atempadas. Nem a Morningstar nem os seus fornecedores de conteúdos são responsáveis por quaisquer danos ou perdas decorrentes da utilização destas informações.

O acesso aos Fundos pode estar sujeito a restrições no que diz respeito a determinadas pessoas ou países. O presente material não é dirigido a nenhuma pessoa em qualquer jurisdição onde (em virtude da sua nacionalidade, residência ou outro motivo) o material ou a disponibilização deste material seja proibida. As pessoas sujeitas a tais proibições não deverão aceder a este material. A tributação depende da situação do indivíduo. Os Fundos não estão registados para distribuição a pequenos investidores na Ásia, no Japão, na América do Norte, nem estão registados na América do Sul. Os Fundos Carmignac estão registados em Singapura como um organismo estrangeiro restrito (apenas para clientes profissionais). Os Fundos não foram registados nos termos da US Securities Act de 1933. Os Fundos não podem ser oferecidos ou vendidos, direta ou indiretamente, por conta ou em nome de uma "Pessoa dos EUA", conforme definição dada no Regulamento S dos EUA e na FATCA. Os Fundos são registados junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A decisão de investir no fundo promovido deve ter em conta todas as características ou objetivos do fundo promovido, tal como descritos no respetivo prospeto. Os respetivos prospetos, KID e relatórios anuais do Fundo poderão ser encontrados em www.carmignac.com, www.fundinfo.com e www.morningstar.pt ou solicitados à Carmignac Gestion Luxembourg, Citylink, 7 rue de la Chapelle L-1325 Luxemburgo. Os riscos, comissões e despesas correntes encontram-se descritos no KID (Documento de informação fundamental). O KID deve ser disponibilizado ao subscritor antes da subscrição. O subscritor deverá ler o KID. Os investidores podem perder uma parte ou a totalidade do seu capital, pois o capital nos fundos não é garantido. Os Fundos apresentam um risco de perda do capital. Os investidores têm acesso a um resumo dos seus direitos no seguinte link: www.carmignac.pt/pt_PT/article-page/regulatory-information-6699

A Carmignac Portfolio refere-se aos subfundos da Carmignac Portfolio SICAV, uma sociedade de investimento de direito luxemburguês, em conformidade com a Diretiva OICVM.A Sociedade Gestora pode, a qualquer momento, cessar a promoção no seu país.Copyright: Os dados publicados nesta apresentação pertencem exclusivamente aos seus proprietários, tal como mencionado em cada página.